quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Resenha do Filme "o Show de Truman"

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade de Brasília - UNB

Instituto de Artes - IdA

Licenciatura em Artes Cênicas

Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3

Professor: Christus Nóbrega

Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski

Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.

Atividade: 4 (Unidade 2) Resenha do filme “O Show de Truman: o show da vida”



O filme O Show de Truman: o show da vida, Dirigido por Peter Weir, escreve a história de Truman Burbank, “um vendedor de seguros”, que desde o seu nascimento teve a sua vida vigiada por câmeras de televisão. Inocentemente ela participava um reality show onde as pessoas assistiam tudo vinte e quatro horas por dia. Ele pensava ter uma vida normal, com família, trabalho, vizinhos, etc., no entanto tudo era falso e programado de acordo com a empresa de TV, a cidade onde morava, sua esposa, e até o seu melhor amigo, nada era de verdade a não ser ele mesmo.


O programa tornou-se o favorito do público, líder em audiência, Truman divertia as pessoas, tornou-se “estrela’, mas refém de si próprio. Ele adorava cumprimentar os vizinhos, comprar revistas de moda, era bem alegre e divertido e desta forma divertia também os telespectadores, tudo e todos a sua volta era controlado, no qual o único objetivo era o lucro comercial dos mais variados produtos.


Em um determinado momento Trumam conhece Sylvia que também fazia parte da equipe ambos se apaixonam, ela tenta alertá-lo, mas é forçada a abandonar a equipe. Com o passar dos anos apenas com as lembranças de Sylvia ele mantém um forte desejo de abandonar o trabalho e ir para cidade de Fiji. Começa também a perceber ruídos, acontecimentos estranhos e passa a desconfiar de algo errado com sua vida e acaba por descobrir a façanha.


Por não aceitar a situação e querer ir em busca de sua liberdade Trumam sofreu muitas conseqüências inclusive as tempestades do mar provocadas para impedir que Turman chegasse ao seu objetivo final, que era alcançar sua liberdade. Após um breve diálogo com Cristhof, criador do show apostando que Turmam iria continuar com a farça Truman efetua uma saudação ao publico “caso não os veja de novo, tenham uma boa tarde e uma boa noite” e atravessa a porta de saída sendo bastante aplaudido pelos os milhões de telespectadores.


Portanto fazendo uma análise do filme Sow de Trumam é sobetrudo uma reflexão do poder que a mídia que exerce sobre as pessoas e os padrões de consumo e comportamento existentes onde em determinadas circunstâncias domina e desrespeita os sentimentos, a ética e quaisquer outros valores unicamente para satisfazer os interesses de algumas empresas ou meios de comunicação de massa.

Referências:

Filme “O Show de Truman”

Fóruns

A TELEVISÃO NA ESCOLA... AFINAL, QUE PEDAGOGIA É ESTA?

Tania Maria Esperon Porto Capítulo 3: (A Mídia Televisica, O Adolescente e A Escola Pública)

O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO Maria Luiza Belloni Capítulo 3:

(Mídia-Educação / Ética e Estética)

http://www.insite.pro.br/2008/17.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário