quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A importancia do planejamento na produção cênica

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: suporte cênico
Professora: Sonia Paiva
Tutora: Paulo Augusto Viscardi Pellegrini
Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.
Tarefa: A importância do planejamento na produção cênica


Qualquer tarefa exige planejamento, e muitas delas só conseguimos realizá-las com o trabalho em equipe assim também é a produção cênica teatral, deve haver um preciso planejamento e o controle de todas as atividades, até porque um trabalho de criação e produção é um processo complexo, e por isso necessita de um maior esforço coletivo incorporando muita “técnica e criatividade” Em todas as etapas faz necessário traçar metas e essas metas devem constar as seguintes indagações o que fazer? Como fazer, e o que eu preciso para fazer? E quanto custará? Obtendo estas respostas tornam-se bem mais fácil organizar, desenvolver e avaliar uma montagem cênica teatral por mais difícil que ela seja.

O processo de criação e execução de uma produção cênica é semelhante a uma partida de futebol, precisa-se do treinador, dos juízes, dos médicos, e dos jogadores em campo. Cada profissional assume uma posição dentro ou fora do time. O treinador repassa as instruções antes e na hora do jogo e este tem muitas cartas nas mangas caso tenha que mudar as estratégias do jogo.

Assim também é no teatro, existem muitos profissionais o diretor, o cenógrafo, o figurinista, o maquiador, o iluminador, os atores dentre outros com habilidades técnicas e recursos diferenciados, unidos formam um time sujeitos a enfrentarem os imprevistos, estudam, realizam ensaios, fazem ajustes, intervenções, “a longo médio ou curto prazo” tentam manter o controle e o monitoramento de tudo o que acontece no processo de produção.

Ainda comparando a tarefa do treinador de futebol à atividade do criador cênico é muito complexa, compete ao mesmo analisar muitos elementos como cenografia, figurino, maquiagem dentre outros e como em todo trabalho em equipe deve haver muito diálogo e, sobretudo o espírito de cumplicidade na hora de resolver os imprevistos surgidos.

É importante lembrar que durante todo o projeto é necessário montar um cronograma das atividades “detalhando a pré produção, produção e a pós produção”, principais e fundamentais procedimentos na metodologia de uma montagem teatral cênica.



Referencias:

Livro Planejamento e controle da produção cênica (capítulo 29)
Manual de projetos da Votorantin

Nenhum comentário:

Postar um comentário