quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Analisando a TV "Novela Passione"









Atividade: 5 (Unidade 2) Analisando a TV

Segundo pesquisas a rede a globo de televisão e uma das emissoras de maior audiência da televisão brasileira possui inúmeras filiais nacionais abrangendo também o mercado internacional. Como programações preferidas do público estão às novelas que destacam diferentes linguagens e tema que prendem ainda mais a atenção do telespectador. Agora, por exemplo, a novela Passione de Silvio de Abreu tem abordado muitos assuntos interresantes como as relações familiares, o amor, infidelidade, economia, trabalho, drogas, esporte, violência, prostituição, ganância, homossexualidade, mídia dentre outros.


A novela reúne um elenco de grandes atores como (Fernanda Montenegro), que interpreta Bete Gouveia, esposa do empresário siderúrgico Eugenio Gouveia (Mauro Mendonça) A trama desenvolve a partir do casamento entre Bete e Eugenio. Bete está grávida de outro homem e Eugenio por não aceitar o filho bastardo entrega o bebê a uma família de italianos e passa anos sustentando a mentira dizendo que o bebê nasceu morto. Bete só descobriu a existência do filho Totó interpretado pelo ator o (Tony Ramos) poucos minutos antes da morte do marido que infelizmente teve seu segredo revelado a uma ambiciosa vilan Clara vivido por (Mariana Ximenes) A partir de então Clara se une com Frederico (Reynaldo Gianecchini) outro vilão da trama e começa a surpreendente trajetória de enganar a toda família Gouveia. Originado muita intriga, traição e dose dupla de ambição e ódio.


Entre o drama familiar destaco o personagem Danilo interpretado pelo ator Cauã Reymond que esta vivendo um drama muito parecido com casos da vida real. O Jovem é atleta de ciclismo, bem sucedido financeiramente, mas acabou se envolvendo com as drogas e agora não consegue mais sair sozinho do problema a família tenta ajudá-lo, mas como sempre é muito difícil.



Outro ponto forte que gera reflexões são as infidelidades principalmente das mulheres, e ainda a prostituição e a violência sexual contra crianças e adolescentes, a novela alerta a respeito de pais ou responsáveis que violentam e prostituem seus filhos em busca de dinheiro e mordomias é o caso da personagem kele, que é escravizada por sua vó com trabalhos domésticos e oferecida aos homens em troca de favores.


Enfim a novela introduz uma diversidade de temas e estes são carregados de “valores, e padrões de consumo” explora “a imaginação e a sensibilidade” dos telespectadores. A ficção às vezes se confunde com a realidade por isso chama tanto a atenção do público independente de idade, adquirindo não apenas um papel de divertimento, mas também de reflexões quanto à linguagem expressada.


Sabemos que tem momentos que a TV exagera nos temas e acaba sendo imoral e tediante, mas na maioria das vezes aprendemos com determinadas assuntos e situações que são ressaltados nas novelas e na televisão em geral.

Fontes bibliográficas:

Novela Passione

Tânia Maria Esperon A TELEVISÃO NA ESCOLA...

AFINAL, QUE PEDAGOGIA É ESTA? CAPÍTULO 4

Maria Luiza Belloni O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO capitulo 5 Programa Formação de Telespectador: os desafios da inovação

Educacional, e capitulo 3 Mídia-Educação / Ética e Estética.

Fotos:

http://www.google.com.br/images?q=fotos+da+novela+passione&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=

Vídeos: http://www.oficinadamoda.com.br/novelas/m-novelas/reveja+aqui+os+videos+da+estreia+da+novela+passione/10501













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário