domingo, 12 de setembro de 2010

Atividade 5 "características físicas e comportamentais personagens da Comédia Dell'Arte : Arlequino, Puncinela, Doutore, Pantalone e Enamorados”.

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade de Brasília - UNB

Instituto de Artes - IdA

Licenciatura em Artes Cênicas

Disciplina: suporte cênico

Professora: Sonia Paiva

Tutora: Paulo Augusto Viscardi Pellegrini

Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.

Tarefa: 5 “ características físicas e comportamentais personagens da Comédia Dell'Arte : Arlequino, Puncinela, Doutore, Pantalone e Enamorados”.


Commedia dell'Arte is a type of comedy developed in 16th and 17th century Italy, characterized by improvised text based on plot outlines (scenarios).A comédia Dell'Arte faz parte de teatro popular caracterizado pelo improviso, começou no séc. XV na Itália e posteriormente desenvoloveu-se na França e se manteve popular até o séc.XVIII.

Os espetáculos eram ralizados ao ar livre em praças publicas em pequenos palcos improvisados. O grupo era familiar de atores ,acrobatas, dançarinos, musicos e oradores que seguiam apenas um roteiro mas, conheciam bem a arte do improviso, e tinham toda liberdade para criarem seus próprios personagens.

Os personagens eram interpretados por atores que usavam máscaras, os homens vestiam-se com roupas e perucas de mulheres mais por propósitos humoristicos do que por proibição social. Em todos os periodos de sua cultura oscidental a Dell'Arte teve uma presença marcante e desafiadora na sociedade, tendo assim a sua relevancia no teatro como um todo.

Vejamos algumas características físicas e comportamentais de alguns dos seguintes personagens da Comédia Dell’Arte Arlequino, Puncinella, Doutore Pantalone e Enamorados.

Arlequino é um palhaço com agilidades acrobáticas, ele é um servo astuto e ignorante, e ingênuo ao mesmo tempo. Ele serve a Pantalone, e às vezes Doutore Gosta de envolver as pessoas em conflitos. Uma característica que lhe difere é a roupa estampada em sua mascara existe “a junção de gato e macaco.”

Puncinella era um criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada. Corcunda muito esquisito e desfigurado sua mascara imita um papagaio como nariz grande e curvado seus gestos reforçam a imitação

Doutore hora amigo ou rival de Pantalone tido como rico intelectual, pedante, mas ingênuo, e sem muito sucesso com as mulheres usa uma toga preta com gola branca, capuz e chapéu preto de abas largas. Sua mascara é mais simples e recobre somente o nariz e testa.

Pantalone interpretava um rico comerciante veneziano, velho, mesquinho, avarento e conservador. Mesmo com a idade avançada costumava cortejar as mulheres. Usava uma capa preta e mascara contem um nariz recurvado para baixo e uma barbicha esticada para frente aparentando num formato de galo ou peru.

Os enamorados eram representados por homens e mulheres “belos e cultos”, elegantes literários, não usavam mascaras e suas vestimentas seguiam o padrão da moda atual. Comumente na trama a enamorada era cortejada por dois pretendentes um velho e um jovem. Este grupo dançava cantavam e recitavam poemas.

A comédia Dell’Arte mesmo sem grandes recursos com sua simplicidade e talento humorístico foi considerada um fenômeno artístico social de identidade própria marcando elevando a história do teatro.

Arlequino ou (Arlequim)

Pulcinella (Polichinelo)
Dottore (Doutore)

Pantalone (magnífico)
Enamorados
Algumas da máscaras


Referencias:

Slid Comédia Dell’Arte

http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/commedia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell%27arte

http://jaqueline-unbsc.blogspot.com/2009/09/pesquisas-para-producao-das-mascaras.html

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.commedia-dell-arte.com/&ei












































Nenhum comentário:

Postar um comentário