domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha " O poder da mídea sobre a opinião pública"

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3
Professor: Christus Nóbrega
Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski
Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.
Atividade: 1 (Unidade 1)
Resenha: O poder da mídia sobre a opinião pública.


O filme “o quarto poder do diretor Costa Gravas” tem como tema principal o poder da mídia sobre a opinião publica como personagens principais de sua historia estão o repórter Max Brackett, e o eis funcionário de um museu Sam Baily, juntamente com as crianças que se tornaram reféns de Sam. Max Brackett queria uma matéria exclusiva sobre a falta de pagamento dos funcionários do museu, Sam só queria a todo o custo seu emprego de volta. No filme a mídia usa Sam bile e todo o acontecido em benefício próprio, Brecktt manipula Sam dando instruções que favorecem a televisão, ganha a confiança do mesmo intervém diretamente nas negociações.

A televisão usa as pessoas, os sentimentos, invade a intimidade de Sam de sua família e de demais em função dos seus próprios interesses, os meios de comunicação se acham no direto de intervir, de fazer julgamentos, condenar ou inocentar alguém.

Casos semelhantes ao filme diretamente acontece na vida real, O caso do goleiro Bruno, há quem acredite que o mesmo é inocente. A morte de advogada Mércia, a morte da pequena Isabella que chocou o país e dividiram as opiniões e o sentimento da sociedade brasileira, o casal Nardone que de vitimas tornaram-se suspeitos e odiados até hoje.

No entanto não podemos generalizar, porque nem sempre a mídia atrapalha muita justiça já se foi feita graças o poder que a mídia exerce na sociedade. E ao contrario do filme muitos já deram sua vida em prol da mídia, em Benício de descobrir e divulgar, os crimes, as corrupções, as quadrilhas de tráficos, como por exemplo, o repórter “Tim Maia” que foi morto enquanto cobria uma matéria sobre trafico de drogas.

A mídia de um modo geral é uma faca de dois gumes, tanto pode ajudar, como te derrubar em questão de segundos a mídia mobiliza as pessoas, subdivide as opiniões e te induz a fazer julgamentos certos ou errados e até mesmo precipitados a respeito de qualquer assunto ou acontecimento. Dependendo de como a mesma trate os fatos, ou as informações o assassino torna-se o herói da história ou de herói é odiado, apedrejado. A mídia tem sim todo o poder de manipular as pessoas e os seus conceitos ideológicos basta querer.

O documentário “Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.” Retrata muito bem esta questão e o poder da rede globo em sua trajetória mundial e política desde sua fundação. Talvez por isso, o documentário foi proibido desde sua estréia porque este descreve alguns fatos a respeito do canal de televisão e conseqüentemente do jornalista e empresário Roberto marinho. O documentário faz uma retrospectiva da mídia brasileira desde quando a televisão passou a transmitir as primeiras imagens pela TV tupi, de forma clara e objetiva também aborda outros canais de TV como manchete, SBT, bandeirante e outras, emissoras privadas. E de acordo com o documentário a televisão e praticamente todas as emissoras de televisão manipulam as informações, as propagandas e apresentam o que é de interesse de interesse próprio, financeiro, político e monopolizado.


Bibliografia
http://video.google.com.br/videoplay?docid=-570340003958234038&hl=pt-BR
Filme “O quarto Poder do diretor Costa Gravas e o documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.”
Fóruns da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário