domingo, 22 de agosto de 2010

Plano de aula "simulado"

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: suporte cênico
Professora: Sonia Paiva
Tutora: Paulo Augusto Viscardi Pellegrini
Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.
Tarefa: plano de aula

1. IDENTIFICAÇÃO
Plano de aula de suporte cênico
Público: Crianças de 8 a 10 anos
Serie: Ensino fundamental
Duração: 8 horas aulas
Professora: Aldemira Gonçalves da silva

2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Incentivar o teatro
Fazer como que aos alunos compreendem o que é caracterização,
Estimular a participação e criação coletiva de um figurino e adereços teatrais.

3. CONTEÚDOS/TEMAS
O que caracterização
O que é cenário
O que é figurino e indumentária

4. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Primeiro passo
Ler com as crianças a peça chapeuzinho vermelho.
Pedir que ambos observem o a roupa e os acessórios de cada personagem da história.
Discutir o processo de auto- observação que fizeram, instigando o que acham e que mudariam na caracterização.

Segundo passo
Após a descrição de cores, tons modelos e texturas, apresentar alguns materiais e recursos que serão utilizados na confecção do figurino e adereços. E de que maneira utilizar-se e adquirir estes recursos.

Terceiro passo
Distribuir folhas de papel e material para a confecção dos desenhos e com o auxilio do professor desenhar o figurino.

Quarto passo
A partir dos desenhos confeccionar o figurino entre outros acessórios que serão usados na apresentação da peça.

Quinto passo:
Distribuir os papéis aos atores e ensaiar a peça chapeuzinho vermelho.

Sexto passo:
Apresentar o espetáculo.

5. RECURSOS
Livros, Papéis madeira, cartão, crepom cartolina, Lápis, borracha e caneta para tecido.Sobras de tecido e tecido em Tnt em cores diversas.
Tintas para tecido, Tesoura, barbante Cola para tecido, fita adesiva.

6. AVALIAÇÃO
Todas as etapas serão avaliadas
Pesquisar mais sobre o assunto trabalhado
Fazer um relato oral e escrito de toda a experiência vivida como atores e figurinistas.

7. CONOGRAMA:

Primeiro e segundo passo


1h



Terceiro passo
1h



Quarto passo
3 h



Quinto passo
2h

Sexto pass.1h



Bibliografia
Textos da semana
http://www.infoescola.com/artes-cenicas/figurino/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Figurino
http://artes.com/sys/sections.php?op=view&artid=15&npage=3
http://www.youtube.com/watch?v=QERUjf8fbII
http://www.youtube.com/watch?v=vfWZxD-4vSk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário