domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade 2 Analisando a TV

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3
Professora: Christus Nóbrega
Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski
Aluna: Aldemira Gonçalves da Silva.
Atividade: 2 (Unidade 1) Analisando a TV





































O programa “Casseta e Planeta, Urgente” é um programa que apresenta uma imensa variedade humorística, vai ao ar semanalmente nas noites de terças feiras na emissora rede globo de televisão, atualmente alcança alto índice de audiência e é considerado pelo público de todas as idades uma grande atração da TV brasileira.

A atração torna-se diferente porque brincam com todos os programas apresentados na telinha com o jornalismo, as revistas eletrônicas, os filmes, novelas, seriados, e outros, eles de maneira criativa inspirados em fatos reais ou fictícios apresentam um programa humorístico bem diferente trazendo o inverso da informação ou a mesma informação em forma de paródia, piadas, musicas etc.

Os Cassetas são autores, e atores do programa e reproduzem fatos da vida cotidiana fazendo “criticas, censuras” ou até mesmo mostrando algo que na vida real ninguém teria coragem para fazer ou dizer, estes fazem humor abordando uma diversidades de temas que incluem a religião, política, sexualidade, moda, esporte mídia, saúde, educação, publicidade dentre outros baseando-se em acontecimentos atuais reais o ficticios.

Livres para criarem seus personagens caracterizam de acordo com as novelas e geralmente adotam o estilo de vestir, falar e se comportar dos personagens ou de alguém famoso da mídia a exemplo neste ultimo episódio Ana Paula, interpretou a personagem Diana da novela “Passione”, como Difranja, em “Pegassione”, o personagem Mauro também da mesma novela no casseta tornou-se Maurubert, e Beth Gouveia é Beth Bobeia. E assim eles vão incorporando outros personagens seja ficção ou não.

No jornalismo William Bonner é Willian Bande, e Fátima Bernardes vira Ótima Bernarde. Na política eles criaram a personagem “Acarajetette” que concorre a presidette. O debate que ocorre entre os candidatos a presidente em período eleitoral é chamado de “Debateboca” e desta forma os Cassetas retratam tudo e todas as coisas como um toque de humor sem igual levando ao espectador a também fazer suas reflexões mediante o que se é abordado. Com essa características conseguem abordar todo tipo de temas e assuntos sociais, políticos éticos culturais e religiosos.

No programa conseguimos identificar que os conceitos por eles tratados não são totalmente verdades, ou mentiras, tem realidade, e também tem ficção e que formam uma mistura de comportamentos e padrões sociais expressos através da comédia, recheada de muitas risadas, e diversão ao telespectador.
O humorismo apesar de tratar fatos cotidianos não é monótono e nem intencional e a cada dia permite melhorar reunindo composição e apresentação “literária, comédia, sátira, farça e paródia” na televisão brasileira.

Programa Casseta e planeta, Urgente :

Links para vídeos do programa:
Vídeo de Acarajette: http://casseta.globo.com/videos/v/acarajette-para-presidette/1320482/
Vídeo do Casal Telejornal: http://casseta.globo.com/videos/v/casal-telejornal-sr-siqueira/1320483/#/Casseta%20Na%20TV/20100817/page/1
Vídeo da novela Pegassione: http://casseta.globo.com/videos/v/pegassione-de-17-de-agosto/1320481/#/Casseta%20Na%20TV/20100817/page/1
Vídeo do Debateboca entre os candidatos: http://casseta.globo.com/videos/v/debateboca-entre-os-candidatos/1320487/#/Casseta%20Na%20TV/20100817/page/

Plantão Casseta e Planeta: http://casseta.globo.com/videos/v/plantao-casseta-e-planeta-dengue/1320490/#/Casseta%20Na%20TV/20100817/page/1

Bibliografia:
Programa casseta e planeta
Programa casseta e planeta, urgente edição de terça feira dia 17, 08, 2010
Site http://pt.wikipedia.org/wiki/Casseta_&_Planeta
http://casseta.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário