sábado, 5 de setembro de 2009







Instituto de artes – IdA
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola
Tutora: Rosileide Braga Costa Braz
Aluna: Aldemira Gonçalves da silva
Professor: Christus Nóbrega:
Titulo: Resenha do texto educação informática e professores de Eloísa Vidal, José Everaldo maia, Gilberto santos.


A chamada era da informação e conhecimento educacional não restringe - se apenas a idade escolar, mas sim vem se expandindo a todos os setores de uma forma as vezes até evasiva, imposta pela atualização e exigência do mercado de trabalho, que a cada dia inova-se no processo de produção , comunicação,e transmissão das ciências tecnológicas.
O crescimento da cultura digital vem difundindo-se de maneira assustadora, as crianças, por exemplo, já nascem com a tendência de inovarem e navegarem no maior sistema de comunicação mundial a internet, em casa na escola, os pequenos tem acesso a todo tipo de informação, como historias desenhos, e ate conteúdos inadequados para suas idades, estudos comprovam que mesmo antes de aprenderem a ler os internautas mirins já sabem manusear o computador com muita facilidade, é o que aponta um relatório de educação dos estados unidos.
E quanto este aspecto o Brasil estar em desvantagem, apesar dos avanços importantes a tecnologia na escola ainda deixa a desejar em muitos quesitos falta estrutura política e recursos necessários para que aconteça a informatização de pelo menos parte das escolas, e as que já trabalham com a inclusão digital ainda tentam adaptar-se ao novo sistema o que implica capacitação de professores, gestores e toda clientela envolvida já que tudo é muito novo e estamos em processo de total descoberta.
A incorporação da tecnologia na escola tem ocasionado grandes discussões e mudanças no espaço escolar e também rejeição por parte de muitos que criticam e não concordam com a expancão da informática educativa. De um modo geral todos estão tentando adaptar-se a essa nova metodologia pedagógica que apesar de muito benéfica e necessária tem trazido muitas limitações “insegurança, rejeição, preconceitos” e outras relações de conflitos no processo educativo. Por isso a importância do professor a uma preparação e atualização continua com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento.
A verdade é que não estamos acostumados a uma educação moderna e certamente levará ainda algum tempo para que a informática educativa efetivamente ganhe espaço nas salas de aulas. No entanto As propostas de formação devem propiciar uma aprendizagem contínua, na qual o professor aprende fazendo, refletindo e reconstruindo sua prática pedagógica no seu contexto de atuação. Tomando alguns cuidados para que os usos dos recursos informatizados não viciem e muito menos torne o espaço pedagógico repetitivo e sem criatividade, em outras palavras “a exploração pedagógica da internet requer um projeto educacional sólido e estruturado” viabilizando a formação contextualizada, permitindo aos professores ultrapassarem as barreiras do tempo e do espaço para reconstruir sua prática pedagógica, a partir de seu contexto e da articulação destes elementos facilitadores que constituem e criam novas perspectivas e possibilidades de ensinar e aprender na escola contemporânea.


Bibliografia:
Maia Eloísa, Everaldo José, Santos Lacerda (Educação informática e professores).
Tarcísio Marcos, Marilda Behrens, moran Manuel (novas tecnologias e mediação pedagógica).

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